Cartão de Crédito

Cartão de Crédito: Como Cancelar uma Compra?


A criação do cartão de crédito é extremamente conveniente e talvez até um problema para aqueles com falta de autocontrole e gerenciamento financeiro. Mas pode acontecer de você realizar uma compra no cartão de crédito e se arrepender. Não se preocupe, pois neste artigo você saberá dos seus direitos e como cancelar uma compra!

Cartão de Crédito
Cartão de Crédito

O que a lei diz sobre a politica de devolução?

Em primeiro lugar no Brasil, a política de devolução de produtos é regulamentada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei nº 8.078/1990. Segundo o CDC, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra e devolver o produto dentro de um prazo determinado, sem precisar apresentar justificativas, desde que a compra tenha sido feita fora do estabelecimento comercial, como em compras online, por telefone ou em domicílio. É importante ressaltar que produtos personalizados ou perecíveis podem não se enquadrar no direito de arrependimento, conforme estipulado pelo CDC. Veja os seguintes passos para cancelar sua compra.

Como cancelar a compra no cartão de crédito?

Entre em contato com a empresa: Primeiramente, entre em contato com a empresa ou loja onde você fez a compra. Informe-os sobre o desejo de cancelar a transação e solicite as instruções necessárias para realizar o cancelamento.

Prazo para cancelamento: Verifique o prazo estabelecido pela empresa para cancelamentos. Algumas empresas têm políticas específicas para cancelamentos de compras, e é importante agir dentro desse prazo.

Documentação necessária: Em alguns casos, a empresa pode solicitar documentação adicional para processar o cancelamento. Esteja preparado para fornecer as informações necessárias, como número do pedido, número do cartão de crédito, e outros detalhes relevantes.

Confirme o cancelamento: Após seguir as instruções fornecidas pela empresa e fornecer qualquer documentação necessária, certifique-se de receber uma confirmação do cancelamento. Isso pode ser um e-mail, mensagem de texto ou outro tipo de confirmação por escrito.

Verifique a fatura do cartão de crédito: Após o cancelamento ser processado pela empresa, acompanhe sua fatura do cartão de crédito para garantir que o valor da compra cancelada seja estornado corretamente. Isso pode levar alguns dias para ser concluído, dependendo das políticas do emissor do cartão e da empresa onde você fez a compra.

Quando for fazer a devolução de uma compra física, tome cuidado para devolvê-la no mesmo estado em que chegou, sem arranhões ou marcas de uso. Caso a compra no cartão de crédito seja uma assinatura ou produto digital e a empresa se recuse a aceitar a devolução, entre em contato com o banco e tente solicitar o cancelamento diretamente com ele. Seja prudente com suas compras. Se você deseja gerenciar seus riscos e melhorar sua vida financeira, convido você a ler os artigos abaixo.

Leia também: