Se você clicou aqui, imagino que as coisas estejam apertadas ou que esteja procurando maneiras de melhorar seus gastos e ser mais econômico. Ótimo, pois este artigo é destinado a pessoas que buscam otimizar drasticamente seus gastos. Não abordaremos a parte da disciplina e da gestão financeira, apenas a otimização eficiente dos gastos. Espero que você, caro leitor, já tenha algum controle financeiro, caso não tenha, recomendo que leia “O Segredo Para Evitar a Falta de Dinheiro” primeiro. Afinal, é difícil ser econômico se não sabemos exatamente no que estamos economizando. Agora, como podemos otimizar nossos gastos para sermos mais econômicos? Através de três passos: análise e prevenção de gastos, corte de gastos e compra eficiente. Continue lendo e confira!
Análise e Prevenção de Gastos
Sua vida financeira é importante, certo? Se realmente for, preciso que você faça um favor para si mesmo. Abra o extrato da sua conta bancária e anote todos os seus gastos dos últimos três meses. Não estará detalhado com o que exatamente você gastou, mas, ao reconhecer os valores, você terá uma ideia do que e com o que tem gastado. O ponto-chave é separar o que é importante do que não é. Aquele salgadinho que você come frequentemente é realmente importante? Aquela cerveja ou pizza são realmente importantes? Não estou dizendo que uma vez por mês você não possa aproveitar uma pizza ou um salgadinho, mas se continuar a gastar com essas coisas, não poderá reclamar da sua situação financeira.
Tome muito cuidado com os amigos, pois é comum que eles o levem para programas nos quais você acabe gastando desnecessariamente. Observe e diminua a frequência com que sai com esses amigos. Se você for solteiro, cuide e reflita bastante antes de iniciar um relacionamento, pois é quase impossível manter um namoro sem investir tempo e dinheiro.
Corte de Gastos
Aqui é fácil: apenas marque no papel todos os gastos que você julga desnecessários e corte-os. Continue anotando seus gastos ao longo dos meses, mas sempre observando os itens em que você costuma gastar e cuidando para evitá-los. Agora, quero que toda vez que você sentir vontade de comprar algo que sabe que não precisa e não deve comprar, diga em voz alta ‘eu não quero comprar o item X’. Isso vai educar seu subconsciente e, aos poucos, diminuirá o desejo de comprar o item X. Afinal, seu desejo não é verdadeiramente seu, o desejo de comprar o item X vem do seu inconsciente.
Compra Eficiente
Há gastos que não podem ser evitados, como comprar roupas, livros, talvez um eletrodoméstico, ou um carro ou moto para trabalhar. No entanto, sempre é possível fazer uma compra eficiente. Por exemplo, em vez de comprar um livro físico, você pode baixar o PDF no seu celular ou assinar um plano mensal de um aplicativo de livros que ofereça um acervo variado. Em vez de ir à loja da cidade comprar uma roupa, você pode optar por comprar online em plataformas como Mercado Livre, AliExpress, Shopee ou Shein por preços mais baixos (mantendo sempre a atenção aos impostos de importação). O importante é otimizar o máximo possível o custo-benefício das suas compras. Sempre questione se é possível adquirir o mesmo produto por um preço mais baixo.
Conclusão
É simples de aplicar e você terá resultados logo nos primeiros 2 meses se fizer corretamente. Lembrando que é necessário desenvolver disciplina e um estado consciente ao tomar qualquer decisão de compra, lembrando que a grande maioria das decisões de compra são emocionais. Com esses três passos, você poderá ser mais econômico.
Para aprender a construir a verdadeira riqueza e alcançar o sucesso financeiro, Clique aqui.
- Leia também: Não critique pessoas ricas