Eu sei que o carnaval já acabou, e antes que você pense que estou atrasado eu vou explicar. Você vive em um mundinho falso, onde você foi doutrinado a pensar que isto seria a realidade, quando na verdade não é! Você vive numa falsa realidade criada por tecnologias que confortam sua vida e programas que simulam a realidade, você vive em um mundinho, na internet onde tudo é possível, onde você pode falar o que quiser sem ninguém perguntar ou sem precisar se preocupar pois sabe que ninguém ali te conhece. Eu também não estou falando da realidade do trabalhador assalariado, onde a “fuga da realidade” dele é nos finais de semana. Quando ele compra umas caixinhas de cerveja para passar o final de semana, faz um churrasquinho em casa, chama os amigos, e no domingo fica o dia inteiro assistindo netflix, e na segunda ele suspira e fala: “de volta a realidade” e volta a reclamar do trabalho dele. Não é isso que estou querendo dizer. O que quero dizer é que você nem se preocupa em voltar a realidade que seus antepassados viveram.
A verdadeira realidade
A verdadeira realidade é aquela em que seus antepassados viveram. Aquela que foi criada na origem na Terra e permaneceu quase imutável por mais de 2 mil anos. Acho que aqui você já pegou que a verdadeira realidade é a vida no campo. Se você ainda não entendeu o porque permita-me explicar: a energia elétrica não tem nem 150 anos de existência, e se você der uma olhada ao seu redor, tudo aí se sucede da própria energia elétrica, seu celular, sua televisão, sua geladeira. Antigamente nada disso existia, ou seja, sua “realidade” foi criada a pouco menos de 150 anos atrás, mas e antes? A sociedade humana ocidental existe a mais de 5 mil anos, já se perguntou como esses antigos viviam? Como eles preparavam suas refeições, como eram suas casas, como eram suas roupas, como era seu entretenimento…
A um tempo atrás eu me fiz estas mesmas perguntas e decidi sentir como eles viviam. Então, fui para uma fazenda da minha família passar um mês lá, fazendo diversas coisas artesanais, quase não tendo acesso a internet e em contato direto com a natureza. E acredite, foi uma das melhores experiências que eu tive ano passado. Eu não só pude experienciar e ter uma ideia de como era viver sem energia elétrica, mas também pude ficar muito mais saudável mentalmente. Afinal, eu estava voltando para a realidade que o cérebro humano se adaptou durante anos para viver mais adequadamente. Eu recomendo esta experiência para todo mundo que puder, de simplesmente voltar a verdadeira realidade pelo menos uma vez por ano, fazer um detox mental, ficar longe de pornografia e de outros conteúdos mundanos que não engrandecem a alma. Tá aí outro ponto que eu queria tocar, o engrandecimento da alma
Engrandecer sua alma e corpo
Certa vez o professor Olavo em uma entrevista contou que ele morava no campo por causa que lá era a realidade, lá ele estava em contato direto com a natureza, lá ele tinha água limpa e ar fresco a vontade, lá ele via o céu estrelado e podia ver o mundo da maneira como ele é: natural. E é por causa disso que a vida no campo tem um grande potencial de engrandecimento. Pois os maiores homens da história, aqueles que conquistaram e governaram, todos eles treinavam em campos naturais. Pense, por exemplo, nos samurais, por que você acha que os samurais tem todo esse rito de ir treinar nas montanhas? É porque lá eles terão experiencias naturais e se conectarão com suas próprias almas e espíritos, lá eles acharão dentro de si coisas que eles nunca esperavam achar, lá eles dominarão seus instintos e governarão sobre o ambiente ao seu redor, lá testarão os limites de seu corpo e de sua mente, e se eles conseguiam fazer isso, você mesmo pode replicar tamém. Isso apenas a vida no campo e o treinamento espiritual, agora imagina combiná-la com a vida intelectual e espiritual como o professor Olavo faz?
A vida intelectual e suas teorias já vem da própria natureza, agora se combinarmos isso com a vida espiritual teremos um resultado impressionante. Imagine viver e poder contemplar lugares que Jesus e seus discípulos viveram, imaginando as paisagens, os sons e os aromas que permearam suas vidas. Essa experiência não apenas enriquece nossa compreensão espiritual, mas também nos conecta mais profundamente com a história e a cultura que moldaram a humanidade. É um convite para refletir sobre nossa existência e o propósito de nossa jornada neste mundo.
Conclusão
Portanto, ao voltar para a realidade que nossos antepassados viveram, não estamos apenas reconectando com nossas origens, mas também buscando uma compreensão mais profunda de nós mesmos e do mundo ao nosso redor. É um lembrete de que, apesar de toda a tecnologia e conforto moderno, há uma riqueza de experiências e sabedoria a serem encontradas na simplicidade da vida no campo.
Então, não tenha medo de voltar para a realidade. Desconecte-se do mundo digital e mergulhe na verdadeira essência da vida. Permita-se experimentar a serenidade dos campos, a harmonia da natureza e a profundidade do autoconhecimento. Pois é nesse retorno às raízes que encontramos não apenas uma fuga temporária da agitação do mundo moderno, mas sim uma conexão mais autêntica com nossa própria essência e propósito.
Eu não consegui direito tudo que eu queria neste pequeno artigo, porém esta aula complementar do professor Guilherme Freire vai te ajudar a entender mais .
E claro eu não poderia deixar de pedir para que lessem mais dos nossos artigos para aprender mais, seja sobre politica ou empreendedorismo.