Não tenha medo, apenas aja!

Todo culpado é o seu próprio carrasco.

– Seneca

Medo, provavelmente o sentimento mais antigo e predominante da humanidade. Imagine você vivendo numa floresta, sem armas, tendo que caçar sua própria comida, sem saber nenhum tipo de linguagem, com mais outros semelhantes a você que também não sabem falar, cercados de predadores perigosos como leões, onças, aranhas venenosas, insetos desconhecidos e perigosos, cobras, javalis, e tendo que sustentar você e o bando, enfrentando diversos animais perigosos todos os dias. Assim era a vida dos nossos ancestrais, e para eles não serem mortos a qualquer momento o medo era imprescindível. Sem o medo eles comeriam qualquer coisa que os chamasse atenção, andariam despreocupados pelo mato podendo ser picados por cobras ou atacados por animais selvagens e seriam mortos sem nem perceber. Sem o medo nossa sociedade atual definitivamente não existiria. Porém, hoje em dia já não é assim.

Olhe a sua volta, você acha mesmo que aparecerá uma cobra aí perto de você? Achas que poderia aparecer um animal selvagem e te atacar a qualquer momento? Definitivamente, os medos que temos hoje em dia não são quase nada comparados aos de antigamente, porém, ainda assim, atualmente deixamos o medo nos dominar. E por conta do nosso medo moderno e irracional, deixamos de vivenciar experiências incríveis, experimentar coisas novas, arriscar poucas coisas para ter muitas mais, e no final de tudo só sobra o arrependimento. Arrependimento este que você já deve ter percebido, que é muito maior quando não fazemos aquilo que desejamos, e que também é comprovado por estudos científicos.

É comprovado que na maioria das vezes que agimos e nos arrependemos o arrependimento é de curto prazo, quando falamos algo meio embaraçoso, ou aceitamos o convite para uma festa chata, o arrependimento dura pouco tempo. Porém quando não agimos, deixando o medo nos dominar, o arrependimento dura muito mais tempo, quando você não chama aquela pessoa para sair, não escuta o que seu amigo rico te disse lá atrás, não aceita aquela proposta por medo de dar tudo errado o arrependimento é muito maior e mais duradouro. Por isso não deixe o seu medo te dominar, aja!

Antigamente os nossos medos faziam sentido, pois tínhamos medo de predadores maiores e mais fortes que nós, porém hoje em dia, com a evolução da humanidade, não há mais nada neste mundo maior do que nós, nada que a humanidade já criou pode dominar você. Se você quer aprender a falar francês, vai lá e faça, quer aprender a andar de carro? Vai lá e faça, pois se você não fizer agora enquanto tem a oportunidade lá na frente você vai se arrepender disso. E este “lá na frente” não é tão distante, pode ser semana que vem, mês que vem, no ano seguinte, ou até mesmo amanhã. Lembre-se, sempre que você não fizer aquilo que você gostaria de ter como conquista ou mérito no futuro por medo, o arrependimento de não ter feito tal coisa será sempre muito maior que o arrependimento de ter feito e ter dado errado.

Este é um tema que daria para mim falar em um livro inteiro e ainda teria coisas para falar, porém eu não quero me estender demais, ao invés disso darei a vocês vídeos e artigos científicos cujo conteúdo é mais denso e aprofundado, com mais exemplos reais e soluções reais para resolver seus problemas com seus medos.

Vídeo do Thiago Okraszewski: Use seus medos da maneira correta

Artigo Científico sobre responsabilidade e culpa que não é sua

Palestra do Pablo Marçal sobre Antimedo

Não crie medos irracionais e nem Expectativas irreais