Se você faz parte do marketing digital, eu tenho certeza que você já ouviu os grandes players falando sobre queimar os barcos, não ter plano B, para que assim o seu plano A tenha maiores chances de sucesso, porém a lógica deles faz sentido. Veja, se você não tiver um plano B, você empregará toda sua energia em um único plano, em uma única coisa ao invés de ficar olhando prós lados e querendo gastar um pouco de energia em outros planos.
Você provavelmente falhará se tiver só um plano
Logicamente faz muito sentido, afinal, se você só tem uma coisa pra fazer a chance de você fazer está bem feita é muito maior do que se você tivesse 8 coisas pra fazer ao mesmo tempo. Agora, saiba que este conselho de queimar os barcos só vai funcionar para estes grandes players, “por que?” Você me pergunta, e eu te digo: porquê eles são pessoas extraordinárias, eles são pessoas capazes de fazer o que você muito provavelmente não conseguirá, que é empregar toda energia deles a uma única coisa incessantemente sem parar e sem perder o foco. Muitos de vocês se fossem fazer isso não durariam uma semana direito, não conseguiriam ficar todo dia acordando e pensando “tenho que fazer x”.
Imagina você decidindo que quer fazer um negócio digital e acordando todo dia falando “eu vou fazer isso acontecer”, e empregando toda sua energia naquilo, sem sair de casa, sem ter resultado, sem se divertir, dormindo mal, e ainda com a incerteza disso realmente dar certo ou não. Tá vendo como isso é uma mentalidade alto destrutiva? Os grandes players do mercado conseguiram fazer isso, e eles merecem uma salva de palmas por ter conseguido ficar tanto tempo de pé sem perder as esperanças, porém isso não quer dizer que você, pessoa comum também conseguiria, até por que as vezes a sua situação tá mais feia do que a deles quando começaram, então não se cobre por não conseguir fazer o que eles fizeram, se cobre por não estar fazendo aquilo que você consegue no momento.
Não negligencie, tenha um plano B.
Tenha um plano B. Não fique achando que só por você não ter um plano B vai dar tudo certo, não! Como você não consegue empregar toda sua energia pra fazer algo sem hesitar e sem questionar, tenha um plano B. Claro, o plano B não é um campo de flores, você ainda vai ter que gastar muita energia no processo dos dois planos, às vezes o mesmo tanto de energia que você empregaria se tivesse só o plano A. Porém é muito melhor ter um plano B, por que se algum dia você mudar de rota, perceber que não quer mais fazer o plano A, que não combina mais com você (e isso vai acontecer), você não precisa ficar se preocupando pois você já estava trabalhando em algo antes, e aquilo será o seu juros compostos.
É como se fosse uma carteira de investimentos, você tem 1 milhão de reais pra investir, porém você não coloca seus 1 milhão em uma única ação de uma única empresa, afinal, se amanhã essa empresa quebrar já era seu dinheiro. Você precisa diversificar esses 1 milhão em: ações, renda fixa, caixa, ações exteriores, criptomoedas, etc. Não coloque seus 1 milhão tudo em uma empresa, não coloque todos os ovos numa cesta só, trabalhe em 2 projetos ao mesmo tempo, pois o seu plano B será o seu juros compostos, com você investindo no seu plano B sempre que pode ele com certeza dará um retorno absurdo, pode não ser no curto prazo, mas lá na frente ele com certeza o fará.
Agora, se você faz parte do grupo de pessoas extraordinárias você nem deveria pensar em plano B, o por quê disso é… Vou polpar palavras, o professor Thiago Okraszewski já fez um vídeo falando sobre, vai lá ver.
Esses dias eu li um artigo que eu aprendi demais sobre politica, mais do que em qualquer aula do Youtube e eu vim aqui para recomendar ela por quê você definitivamente vai aprender mais do que pensa lendo este artigo