4 Lições que aprendi com Abilio Diniz

O Brasil se despediu de uma lenda do empreendedorismo: Abilio Diniz.

Abilio deu seus primeiros passos no mundo empresarial, quando junto com seu pai fundou a primeira unidade do que viria a ser o gigante Grupo Pão de Açúcar, Abílio moldou o cenário empresarial brasileiro. Sob sua liderança, o modesto supermercado Pão de Açúcar evoluiu para o poderoso Grupo Pão de Açúcar, solidificando sua posição como uma das figuras mais proeminentes do país.

Ao longo de sua vida, Abilio Diniz foi dono e influenciou dezenas de empresas, deixando sua marca não apenas no varejo, mas também no ramo alimentício. Empresas como Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Assaí Atacadista, Casas Bahia e Pontofrio fazem parte de seu legado empresarial. Na indústria alimentícia, liderou a BRF, uma das maiores do mundo, conhecida por marcas como Sadia, Perdigão e Qualy.

Neste artigo, vou explorar as quatro lições que aprendi com Abilio Diniz, ou seja, os quatro ensinamentos que me vêm à mente quando ouço seu nome.

1- Aprendi que tudo bem imitar a concorrência:

“Copiar é mais fácil do que inventar. Primeiro você copia, depois tenta melhorar e inovar a ideia”.

Abilio buscava aprender tudo o que era possível com a concorrência. Uma de suas qualidades era a velocidade com que ele copiava modelos de negócios do exterior, trazia para cá e aplicava com sucesso.

Logo no início da década de 60, Abilio Diniz embarcou em uma jornada de quatro meses pela Europa e pelos Estados Unidos para estudar de perto o funcionamento do setor de varejo internacional, visitando diversas redes de supermercados ao redor do mundo.

“Acredito que poucas pessoas no mundo tenham o número de horas de visita a supermercados e pontos de varejo como eu tenho”.

2- Aprendi a priorizar a simplicidade nos negócios

“Quanto mais você puder fazer o simples, melhor. Não faça reuniões. As empresas fazem reuniões quando não sabem o que fazer ou quando querem dividir uma responsabilidade”.

Abilio aqui defende a simplicidade. O básico bem feito funciona muito bem, evitando a burocracia e enfatizando a responsabilidade do indivíduo na tomada de decisão. As reuniões dissipam a responsabilidade, colocando a opinião do coletivo acima da personalidade individual. Sobretudo, numa empresa deve-se ter uma liderança, aquele que assume o risco e paga o erro com sua reputação.

3- Aprendi sobre a importância de ter múltiplas fontes de renda

Para enriquecer, e não apenas isso, para permanecer rico é necessário ter múltiplas fontes de renda. As pessoas pobres dependem apenas de seu salário e a classe média não é diferente. Já os ricos estão sempre buscando maneiras de investir e criar novas fontes de renda. Eis um dos segredos da riqueza.

Abilio Diniz era um exemplo claro disso, foi investidor, dono e sócio de dezenas de empresas diferentes, possuindo um leque de fontes de renda admirável.

Essa lição é muito importante e deve ser seguida, pois caso uma de suas fontes de renda seque, haverá outras para te manter.

4- Aprendi que devo trabalhar duro enquanto ainda sou jovem

O trabalho duro sempre paga dividendos, mas ainda mais quando o trabalho duro é realizado na juventude.

Os anos 20 e 30 são os mais importantes para o homem, aqui que suas ações reverberam em toda sua vida.

A energia disponível na juventude é única, te permite trabalhar além do limite. Aproveite isso.

O exagero no trabalho nessa idade é necessário para o enriquecimento, o esforço nessa idade poupará o trabalho duro nos anos seguintes de maior maturidade, quando as dores e o cansaço começarem a aparecer.

Enfim o legado de Abilio Diniz é eterno, será impossível falar sobre a história do varejo no Brasil sem citar seu nome.

Essas foram apenas 4 lições de inúmeras que aprendi com Abilio. Nesse artigo, destaquei apenas as lições no campo profissional, mas na sua vida pessoal há também muito o que aprender e se inspirar.

Leia também: