O Verdadeiro Nome de Deus Segundo a Bíblia

Todo aquele que acredita no Deus de Abraão já deve ter se questionado: qual o nome de Deus? Afinal, Deus é um titúlo. Respondemos essa pergunta em Êxodo 3, um momento importante na história bíblica para a libertação dos judeus. Enquanto Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, ele chegou ao monte Horebe, onde encontrou uma sarça ardente que não se consumia pelo fogo.

Debaixo da sarça, Deus se revelou a Moisés. Confidenciando a Moisés a missão de libertar o povo hebreu da escravidão no Egito, um desafio que moldaria a trajetória do povo de Israel. No entanto, antes de partir em sua jornada, Moisés indaga ao Senhor, “Quem devo dizer que me enviou?” É nesse momento que o nome de Deus é revelado. Em Êxodo 3:13-15, Deus responde a Moisés.

Êxodo 3:13-15

¹³ Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

¹⁴ E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

¹⁵ E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.

“Eu Sou o que Sou”. A resposta é interpretada como uma referência ao nome divino “Yahweh”, uma expressão que denota a autoexistência e a eternidade de Deus. Essa passagem não apenas responde à pergunta sobre o nome de Deus, mas também revela profundas verdades sobre sua soberania e sua relação com seu povo.

Traduzindo o significado de “Eu Sou” para o hebraico, teremos o tetragrama YHWH. Utilizado como representação linguistica para identificar o Eterno Deus. A língua hebraica não possui vogais, o que dificulta a tradução para línguas latinas, portanto a versão aceita em português é Javé.

Note como é interessante observar o porque do “Eu Sou”, afinal Deus sempre será o mesmo, não precisa de nome pois nunca deixará de existir. Lembremos que Jesus também é Deus, em aramaico, o nome de Jesus Cristo é Yeshua Hamashia, que significa Jesus Cristo Messias, o Salvador e o Filho de Deus. Os judeus em Israel ainda usam essa pronúncia para se referir a Jesus Cristo.

Leia também